Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. 
Colossenses 3:16

Translate this Page
Votação
Que nota você da a este Site ?
Otmo
Bom
Regular
Péssimo
Ver Resultados


Rating: 2.5/5 (1252 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



Flag Counter


A INVEJA
A INVEJA

 

 

A INVEJA

 

O que é a Inveja?

    É um sentimento forte e mau, que a pessoa quer possuir o que é dos outros, um sentimento egoísta por parte da pessoa, há muitos textos que nos aconselham a não sermos invejosos, justamente por ser ele um sentimento mau, a inveja, também está ligada a cobiça.

O Invejoso e suas características

    O Invejoso não tem compromisso com nosso Deus, pois suas obras não fazem parte do Reino dos céus. Gálatas 5: 21a inveja tem um poder sobre natural para a destruição na vida do outro quando também o invejado não esteja totalmente na presença de Deus, isto é o crente sem compromisso, Tiago 4: 2, o invejoso, não tem nada de bom, até quer se libertar, mas nunca irá conseguir, se não abandonar a tal da inveja, mas quando o invejado é um Cristão de oração e está totalmente na presença de Deus, seu corpo é blindado pela proteção de Deus, Isaias 54: 17, este sim pode ser invejado, por ter com certeza a proteção de Deus em sua caminhada.

   Os sentimentos de invejas, até pode aparecer em nossa mente, mas como cristão temos que estar preparado para não aceitar, repreendendo com nossas atitudes de cristão, este sentimento nos leva a pecar, a fazermos coisas que até podem ser condenadas pela palavra de Deus, quando o apóstolo Paulo diz em Gálatas 5: 17, fala sobre as guerras que acontecem, ali nos fala sobre as guerras dentro de nós mesmo.

É Normal um Cristão ser invejado?

    Com certeza o cristão tem que ser invejado, Jesus Cristo sempre foi invejado por Satanás, e pelo mundo, quem serve a Deus tem a luz da vida, e nisto o mundo está em trevas por isto tem inveja, Abel amava a Deus e trazia suas ofertas ao Seu Deus com muito amor, Caim, seu irmão, totalmente oposto, Deus não a recebia sua oferta, Vemos aqui na relação de Abel e Caim, ao perceber que o Senhor Deus aceitou a oferta de Abel, por ser excelente e rejeitou a sua por ser medíocre, Caim ficou furioso, o coração de Caim tornou-se invejoso, de tal maneira, que ele matou o seu irmão Gênesis 4.4-8, é algo realmente lamentável, em nossos dias de hoje não é diferente, existe a inveja dentro das Igrejas em meio a irmandade, também podemos ser alvo de inveja, a inveja de outra pessoa pode causar danos em nossa vida, quando essa pessoa se vira contra nós e tenta nos fazer mal, isto é normal e sempre vai ter alguém dominado pelas trevas contrariando o que estamos fazendo, devemos orar por quem nos persegue e mostrar Amor Lucas 6:27-28, assim todos verão que nossa causa é justa, e a pessoa com inveja poderá até se arrepender ao ver nossa atitude.

    O que a Bíblia nos aconselha quanto a esse sentimento:

  1. Não ter inveja dos que praticam a maldade - Salmos 37:1Provérbios 23:17.
  2. Não seguir os seus caminhos - Provérbios 3:31.
  3. Ela pode ser incontrolávelProvérbios 27:4
  4. Traz confusão e toda espécie de coisas ruinsTiago 3: 16 Ainda que seja um sentimento ruim e difícil de dominar, infelizmente habita dentro de cada um de nós e nos cabe dominá-lo, como qualquer outro sentimento. Entretanto, é sempre bom lembrarmos das palavras do apóstolo Paulo em Filipenses 2:3 considerando os outros superiores a si mesmo. ” Quando consideramos os outros, deixamos de pensar só em nós, não tem lugar para a inveja, e somos duplamente abençoados.

    Algumas pessoas na Bíblia que tiveram problemas por causa da inveja:

  1. Raquel, por não poder ter filhos, culpando o seu marido Jacó- Gênesis 30:1
  2. José, quando foi vendido pelo seu irmão porque era o preferido do seu Pai Jacó - Gênesis 37: 11
  3. David, quando veio da batalha contra os filisteus, a sua fama se espalhou pelo reino, levando Saul a tentar matá-lo - 1 Samuel 18: 7-8
  4. David, quando possuiu Bate-Seba, mulher de Urias - 2 Samuel 11: 2, levando-o também a mandar matar o marido.
  5. Judas e os fariseus quando entregaram Jesus às autoridades - Mateus 27:18.

    A inveja é vista na Bíblia como um sentimento reprovável, este sentimento vem de dentro do próprio homem, e o contamina Marcos 7:22,  Romanos 1:29.

    A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo, que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo, expressão popular dor de cotovelo é usada para indicar que alguém está com inveja, ou ciúme do outro, pois perdeu algo, ou alguém para outra pessoa.

     Existe doenças no homem que se manifesta por causa da inveja tanto dela mesma ser invejosa, como também por ser ela invejada, Provérbios 14:30 , um coração sem inveja tem Paz, vive tranquilamente, pois o invejoso até seus ossos apodrece com facilidade, receba este conselho e tenha saúde com toda tranquilidade, longe de você a inveja.

    Onde há inveja, existe muitas confusões, tire suas conclusões quando você ver tal confusão, mesmo dentro da Igreja para uma divisão um se levantando contra o outro, pode ter certeza do que estou dizendo, ali há inveja, Tiago 3:16uma tal raiz maligna a inveja.

O Crente invejoso

     Quando você se depara com um irmão da sua congregação, dizendo mal do outro irmão, ou mesmo da pregação pode notar que ali tem inveja, isto acontece muito quando um pregador da Palavra, está pregando, alguém lá do banco torcendo para que ele tropece em alguma palavra, ali tem inveja, 1 Coríntios 13:4, sempre temos que torcer para que o pregador, tenha sucesso em seus sermões, pois todos tropeçamos em Palavras Tiago 3: 2. é o dever da igreja estar sempre em oração ao favor do pregador para que Deus fale com a igreja, Efésios 6: 18-19.

    No momento da inveja há descontrole Salmos 73:21-22, por isso não podemos aceitar está maldita inveja dentro de nós.

    Não podemos condenar o invejoso, e sim orar ao favor dele Tito 3: 3-6 pois éramos também invejosos e, e praticávamos o que é desagradável a Deus, hoje pela misericórdia de Deus estamos aqui lavados e remidos pelo Sangue de Cristo Jesus.

      Quer ser curado de todas as enfermidades com mais facilidades e ter uma vida mais tranquila? receba aqui meu conselho, livre se de toda a inveja, esteja em oração, com sua vida no altar, Provérbios 14:30, terás uma paz gloriosa, com muita saúde.

    Livre se do ódio mas saibas que a inveja é pior que o ódio Provérbios 27:4, inveja dentro de mim, nunca mais.

    Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre a inveja? Resposta: Quando usamos a palavra inveja, estamos nos referindo a ter inveja de alguém por ter algo que não temos, esse tipo de inveja é um pecado, e não é uma característica de um Cristão – isso só mostra que ainda estamos sendo controlados pelos nossos próprios desejos 1 Coríntios 3:3, e  Gálatas 5:26 diz: “Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”.

       A Bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito quanto o que Deus tem por nós, sem suspeita e sem inveja, 1 Coríntios 13:4-5, no entanto, quando deixamos o Espírito Santo no controle, Ele vai produzir em nós o fruto para nossa salvação, Gálatas 5:22-23quanto a inveja Tiago 3:15 , não alimente seu coração com as coisas do diabo, Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem confiado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar Hebreus 13:5, para combater o sentimento de inveja, precisamos nos relacionar mais com Jesus e menos com nós mesmos.                Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus, podemos conhecê-lo mais através de estudos bíblicos, oração e de ir à igreja, a medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar, Romanos 12:2, somos dífereente do mundo, não temos inveja, queremos ver o sucesso, e a vitória de nosso próximo

    Não seja um crente fingido invejando de seu proximo, 1 Pedro 2:1 as murmurações não cabe a nós.

    De dentro do coração do homem vem a tal de inveja, Marcos 7:21-23 para quem tem compromisso com Deus, do coração vem coisas boas.

 

  Miss: Isabél Moura

  Araçatuba SP.

  Avanhandava SP. 05/09/2018

  Pastor Hélio Cardoso de Oliveira

topo