>
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda
a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
5 Item para o crescimento de uma Igreja
Introdução: Todos que vem a Cristo vem com um intuito de vencer e nunca voltar atrás, por isso deve ocupar na oração, ter paz diferenciado do mundo, estabilidade muito confiante, pois sem fé é impossível agradar a Deus, temor a Deus, cada dia que se passa deseja mais perto estar do Senhor, ter a certeza que o Espirito de Deus o consola em todos os momentos, Colossenses 3:23-24 .
Podemos aprender aqui muitas lições importantes para o crescimento de uma Igreja, mas quero deixar cinco importantes que não pode faltar, vamos extrair aqui a Oração, a Paz, a Estabilidade, O temor a Deus, a Consolação do Espirito Santo.
I Oração
A oração é uma das principais formas de desenvolver intimidade com Deus. A oração de um justo é poderosa e eficaz, e ela é uma das principais armas de todo aquele que assumiu compromisso com os céus aceitando Cristo como seu Salvador, Tiago 5:16. Geralmente a oração é acompanhada com muita prudência, pois quando estamos em oração estamos conversando com Deus, e isto nos alegra muito ao saber que temos esta intimidade com o criador de todas as coisas, as Igreja em todo o lugar e necessário estar em oração pois sem oração nada se consegue, e principalmente quando se trata das coisas de Deus, a oração é uma das maneiras pelas quais o homem coopera com Deus, é um meio pelo qual o homem clama a Deus, neste processo da oração quê o homem é tocado pelo Espírito de Deus. Pode-se dizer que aqueles que não oram são mortos desprovidos de espírito, uma prova de que lhes faltam as faculdades para serem tocados por Deus. Sem oração, seria impossível levar uma vida espiritual normal, muito menos acompanhar a obra do Espírito Santo. Não orar é cortar o relacionamento com Deus, e impossibilitar o recebimento da sua aprovação, quanto mais os crentes ora, mais é tocado por Deus, mais cheio de resolução, e mais capaz de receber novo esclarecimento de Deus, ele se torna como resultado, este tipo de crente pode ser rapidamente aperfeiçoado pelo Espírito Santo, tem que estar sempre orando, e não uma só vez por semana ou por mês, mas veja aqui em 1 Tessalonicense 5:17
Paz
A igreja tem que ser exemplo de paz, para os que estão de fora, pois se nós que somos a Igreja vivemos em conflito como poderemos ganhar os de fora para Cristo, João 16:33, a Igreja em conflito gera divisão, o mundo tem uma paz diferente que nem deveria ser chamado de paz, mas a Igreja é exemplo de paz para que estão fora, a paz que Jesus nos dá o mundo não conhecem, e nunca conheceu, João 14:27. se você tem esta, paz não se mistura com o mundo, João 10:10 a paz do mundo se conseguem com mentiras, adultério, drogas, e muitos mais, porem a igreja se enche do Espirito, e se transborda da alegria de Deus, Efésios 5:18.
Estabilidade
Isaías 33:6 Firmeza, convicção, seriedade, e muito mais é o que tem os salvos em Cristo, as igrejas que não têm estas características cuidado, eu aconselho que fuja das tais, pois existem muitos falsos ensinamentos hoje, e nós que servimos a Deus sabemos.
O Temor a Deus
O temor do Senhor é o princípio do conhecimento: O livro de Provérbios nos ensina que "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento" Provérbios 1:7. Isso significa que a sabedoria começa com um coração reverente e humilde diante de Deus. Quando reconhecemos a grandeza e a santidade de Deus, somos levados a buscar Sua vontade e a seguir Seus mandamentos. Isso nos protege de escolhas tolas e nos guia para uma vida mais plena e satisfatória.
A importância do conhecimento, além de sabedoria e honra, o conhecimento também é um valor importante em nossa relação com Deus. Devemos buscar crescer em conhecimento, como um meio de nos tornarmos mais capacitados para servir a Deus e aos outros. Isso pode incluir a leitura de bons livros, assistir a palestras, fazer cursos, viajar e experimentar coisas novas. tudo isso pode nos abrir novas perspectivas e nos ajudar a entender melhor o mundo em que vivemos, desde que estejam sempre alinhados com a vontade de Deus.
Consolação do Espírito Santo.
Para nós a Igreja não há motivo de estar aborrecido pelas frequentemente tragédias acontecidas, pois temos sempre conosco o Espirito de Deus que nos consola, a Igreja deve estar cheia de Deus em si, o óleo nunca apode faltar na Igreja, o vaso tem que transbordar, e não somente cheio, as chamas não pode apagar de dentro de cada um de nós que somos a Igreja, no momento do desespero do mundo, a Igreja tem que ter alimento para o mundo, somos o sal e a luz do mundo, João 15:16 O Espirito Santo testifica.
Conclusão: A felicidade dos que guarda a Palavra de Deus é grande, pois guarda os mandamentos de Cristo Jesus, e sabe com certeza que os mandamentos de Deus não são pesados, e nisto sempre esta adquirindo força vindo de Deus.
Araçatuba SP. 28 de Abril de 2024